Editorial
 
HDFF – Passado, presente e futuro

No dia 20 de março, comemorou-se o 50º aniversário do Hospital Distrital da Figueira da Foz.
Meio século de vida de uma instituição prestigiada na região e no país, que ao longo do seu historial soube granjear o respeito e a confiança dos doentes que a ele recorrem.
 
 
ler mais
Serviço do Mês
 
 
HDFF passa a ter um “bloco operatório de vanguarda”
 
Nuno Azenha diz que o novo bloco operatório é a concretização de um sonho com 20 anos. Investimento na ordem dos 4,5 milhões de euros permitirá aumentar a produtividade
 
 
ler mais
 
Documentário e livro perpetuam
os 50 anos do HDFF
Sessão solene ficou também marcada pela homenagem aos funcionários aposentados
 
Foi um dia preenchido aquele que assinalou o 50.º aniversário do HDFF. Começou pela manhã com a inauguração das novas instalações do Bloco Operatório, cerimónia que contou com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido, e prolongou-se pela tarde com a sessão solene no Auditório Municipal Santos Rocha.
A sessão ficou marcada por dois momentos que perpetuam a história dos 50 anos de atividade do Hospital - a 20 de março de 1972 foi publicado o despacho em que o Hospital Concelhio da Figueira da Foz, a funcionar na Santa Casa da Misericórdia, passou a ser qualificado de Hospital Distrital.
O primeiro resultou na apresentação do filme documental “Hospital Distrital Figueira da Foz - Memórias e Histórias”, que regista o nascimento e desenvolvimento do HDFF.
O segundo momento ficou marcado pela apresentação de um livro comemorativo da autoria do conhecido jornalista e historiador figueirense, António Jorge Lé – “Hospital da Figueira da Foz – Um caminho espelhado no tempo”.
A apresentação destes dois importantes testemunhos históricos esteve a cargo da diretora clínica do HDFF, Susana Magalhães, que na sua intervenção destacou que “tendo por certo que quem não conhece e assume o seu passado dificilmente compreende a atualidade, nos 50 anos de existência do Hospital Distrital da Figueira da Foz, entendeu-se essencial revisitar os principais acontecimentos que marcaram a nossa instituição”.
E prosseguiu: “Memórias contadas entre nós ao longo dos anos, documentos que registam momentos determinantes, e atores que impulsionaram, em definitivo, o desenvolvimento da Saúde na Figueira da Foz.
Assim surge Hospital Distrital Figueira da Foz - Memórias e Histórias, um filme documental que regista o nascimento e desenvolvimento do HDFF, em que, a partir da primeira pessoa, diferentes profissionais, simbolizando todos os outros que por aqui passaram e continuam connosco, testemunham as suas experiências na edificação da casa que hoje nos liga e orgulha.
Por outro lado, Hospital da Figueira da Foz, um livro comemorativo da autoria do conhecido e reputado jornalista, historiador e memorialista da nossa cidade, António Jorge Lé, que nos apresenta um lado mais objetivo e documental, integrando o papel e a importância do HDFF na história e evolução da Saúde na Figueira da Foz.
Em ambos está patente o espírito empreendedor de todos aqueles que sentem o HDFF como a sua casa, moldando-o com uma atitude que o define e o torna diferente de todos os outros.
E porque o passado nos molda em definitivo, somos nós, agora, os responsáveis por manter este espírito sonhador, esta personalidade própria e por continuar a transmitir às novas gerações os mesmos valores, imprimindo neles a identidade institucional que nos caracteriza. Somos nós os responsáveis por prolongar este percurso, continuar a escrever a história e confiar no hospital que futuramente existirá na Figueira da Foz.
Sejamos, então, ousados nesta missão! “
A sessão solene ficaria ainda marcada pela homenagem a todos os funcionários que se aposentaram nos anos de 2019, 2020 e 2021, aos quais o Conselho de Administração não pode prestar público reconhecimento, já que por força da pandemia Covid-19 não foi possível realizar as cerimónias nos anos transatos.
A sessão comemorativa do 50.º aniversário terminou com a atuação do Grupo de Cantares da Casa do Pessoal do HDFF.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sabia que...
78,13%

do total de profissionais que integram o HDFF são mulheres?
Dicas de Saúde
 
Por ocasião do Dia Mundial do Sono, que se assinalou no dia 18 de março, os profissionais do Laboratório de Patologia do Sono da valência de Pneumologia do HDFF deixam-lhe um conjunto de bons hábitos que deve adotar para melhorar a qualidade do seu sono:
— Ajuste a iluminação do quarto;
— Não tome estimulantes (café, álcool, etc…) antes de dormir;
— Não tenha televisão, computadores e outros equipamentos eletrónicos no quarto;
— Procure dormir sempre nos mesmos horários;
— Prefira alimentos leves até três horas antes de dormir;
— Relaxe antes de dormir;
— Controle a temperatura do quarto.
 
Agenda do mês de abril
 
  • Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide (5 abr)
  • Dia Mundial da Atividade Física (6 abr)
  • Dia Mundial da Saúde (7 abr)
  • Dia Mundial da Doença de Parkinson (11 abr)
  • Dia Mundial da Voz (16 abr)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Projeto "Construção do Portal Clínico-Social" foi cofinanciado pelo SAMA 2020: Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública que visa melhorar o acesso às tecnologias da informação e da comunicação.
 
 
Hospital Distrital da Figueira da Foz
Gala - S. Pedro
3094-001 - Figueira da Foz
 
Se você desejar cancelar nossa newsletter, clique aqui