Desafios 2020/21

Os desafios apresentados visam orientar a elaboração de projetos, sobre as temáticas propostas, que deverão refletir um trabalho de investigação orientado pelo professor.

Serão ainda apresentados às escolas, como recursos, os materiais/ atividades desenvolvidas pela PRIO a par de um conjunto de informação sistematizada que permita orientar a pesquisa sobre o tema.

Por forma a diversificar e adaptar os trabalhos aos diferentes níveis etários são apresentadas 4 atividades/desafios destinados às diferentes faixas etárias.

 

Atividades por Escalão:

 

 

Destinatários: Crianças do Jardim de infância e 1º ciclo
“O Oleão Chegou ao Bairro” – História Coletiva

 

Propõe-se a criação e ilustração de uma história sobre a temática “Resíduos, Energia do Futuro” na qual as crianças irão apresentar as aventuras de um oleão, recém-chegado ao bairro, o último a integrar a ilha de Ecopontos. Traz consigo ideias inovadoras para o futuro dos resíduos e do planeta, abordando o tema de que alguns resíduos produzidos, quando corretamente encaminhados, podem ser transformados em Energia e fazer parte da solução para uma mobilidade mais sustentável.

O oleão deve ser o personagem principal da história. Recomenda-se o recurso à técnica Storytelling colaborativo e ilustração coletiva.

A história não deverá ultrapassar as 20 páginas (incluindo capa e ilustrações) podendo ser apresentada no formato A4, se possível em orientação vertical e só frentes.

O texto da história deverá estar escrito também num documento word; onde deve constar o nome dos alunos envolvidos, turma e escola. Junto com a submissão deverá ser apresentada uma memória descritiva relativa ao processo de elaboração de todo o trabalho.

Sobre o trabalho original:

  • Ficar guardado e disponível até à data de entrega de prémios;
  • Não redigir no verso das folhas;
  • Sem furos nas folhas.

 


 

Destinatários: crianças e jovens do 2º e 3º ciclo
“O Oleão Chegou ao Bairro…” – História em BD

 

Propõe-se a criação e ilustração de uma história recorrendo à técnica da Banda Desenhada sobre a temática “Resíduos, Energia do Futuro” na qual as crianças irão apresentar as aventuras de um oleão, recém-chegado ao bairro, o último a integrar a ilha de Ecopontos. Traz consigo ideias inovadoras para o futuro dos resíduos e do planeta, abordando o tema de que alguns resíduos produzidos, quando corretamente encaminhados, podem ser transformados em Energia e fazer parte da solução para uma mobilidade mais sustentável.

A história não deverá ultrapassar as 7 páginas (incluindo capas) recomendando-se a elaboração de 3 a 5 pranchas em formato A4, se possível em orientação vertical e só frentes.

O texto da história deverá estar escrito também num documento word; onde deve constar o nome dos alunos envolvidos, turma e escola. Junto com a submissão deverá ser apresentada uma memória descritiva relativa ao processo de elaboração de todo o trabalho.

Sobre o trabalho original:

  • Ficar guardado e disponível até à data de entrega de prémios;
  • Sem nada no verso das folhas;
  • Sem folhas com furos de dossier.

Os trabalhos apresentados podem ser individuais ou coletivos, ficando a metodologia de desenvolvimento do trabalho a cargo do(a) professor(a).

 


 

Destinatários: Jovens do ensino secundário, profissional e universitário
“O Posto (de combustível) do Futuro | 2030” – Vídeo (reportagem, documentário, animação ou campanha) ou Infografia*

 

Propõe-se a criação de um vídeo de 1 minuto e 30 segundos (máximo) que alerte para a importância da produção de combustíveis a partir dos resíduos.  Devem ser apresentados pelo menos 2 resíduos que transformados em Energia estarão presentes no Posto do futuro, promovendo assim uma mobilidade mais sustentável nas nossas cidades.

Junto com a submissão do vídeo (link do Youtube) deverá ser apresentada uma memória descritiva relativa ao processo de elaboração de todo o trabalho.

Nota: o vídeo deve ser previamente colocado no Youtube, na plataforma será colocado apenas o link do trabalho.

O Posto (de combustível) do Futuro | 2030” – Infografia*

Propõe-se a criação de uma infografia que alerte para a importância da produção combustíveis através de resíduos.  Devem ser apresentados pelo menos 2 resíduos que transformados em Energia estarão presentes no Posto do futuro, promovendo uma mobilidade mais sustentável nas nossas cidades.

Junto com a submissão da infografia deverá ser apresentada uma memória descritiva relativa ao processo de elaboração de todo o trabalho.


(*) Afinal em que consiste uma Infografia?
São representações visuais de informação. Isto é, uma forma de analisar informação, através de diagramas e outros elementos, ordenando a apresentação de dados de forma mais simples. O objetivo é sempre apresentar uma ideia clara ao leitor para que este compreenda o que se quer transmitir à primeira.

Tradicionalmente, esta forma de expressão comunicacional é usada em áreas como a educação e ciência mas com o crescente mundo dos negócios online, a Infografia aparece agora como uma excelente maneira de comunicar com os Clientes.
As empresas estão a utilizar a Infografia para ajudar a construir as suas marcas e para divulgar os seus serviços, mas transmitir representações visuais de informação, de forma clara, está longe de ser fácil ou linear e em alguns casos pode significar mais perguntas do que respostas.
Como qualquer outro projeto é importante que se defina o objetivo. Qual é a nossa mensagem? O que é que queremos evidenciar ou transmitir? Isto ajuda a reunir os dados que na realidade se precisam, eliminando o seu excesso.
O elemento chave é a informação, sem ela os elementos nunca irão resultar e o objetivo de transmitir o que se quer para que o leitor/utilizador entenda, fica comprometido.
Organizar todos os dados antes de se desenvolver a parte gráfica, ajuda a perceber quais os aspetos necessários para dar destaque ao que é na realidade mais importante.
Não existe nenhuma regra em como apresentar os dados. Isso dependerá sempre da nossa mensagem e do que queremos evidenciar. Normalmente, a representação gráfica da informação é facultada através de gráficos (barras, circulares, dispersão, pizza, etc…), através de ícones, elementos de escala, palete de cores, tipografia e ilustração. No entanto, as representações visuais só existem para simplificar o entendimento da informação, o que significa que existem com o único propósito de transmitir com precisão e clareza os dados e não o contrário.
O poder da Infografia é o de contar uma história que seja percebida por todos de forma clara. A informação representada de forma visual é muitas das vezes um alívio quando comparado a blocos de texto, parágrafos e outros meios de comunicação linear. No fundo é uma forma de processar informação de uma maneira dinâmica, conceptual e direta, pois às vezes uma boa imagem vale mais do que mil palavras.
Texto: Catarina Acúrcio.