Histórico de Destaques

Dia Mundial da Sida 2023

Dia Mundial da Sida 2023

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção pelo VIH (PNISTVIH), assinala o Dia Mundial da Sida - 1 de dezembro - sob o lema As Comunidades na Liderança, em colaboração com outros organismos do Ministério da Saúde e as cidades signatárias da Declaração de Paris – Cidades na via rápida para acabar com a epidemia de VIH. 

Sob o lema da ONUSIDA pretende-se alertar, uma vez mais, para a importância das comunidades das pessoas que vivem com a infeção e das que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, na liderança da resposta à infeção em todos os níveis, rumo ao cumprimento da meta de acabar com a SIDA enquanto ameaça de saúde pública. 

As comunidades são essenciais na prevenção, diagnóstico e ligação aos cuidados de saúde, no combate ao estigma e discriminação, e na defesa dos direitos humanos das pessoas que vivem com a infeção. Garantem, também, o estabelecimento de relações de confiança entre os pares, inovam nas suas respostas, monitorizam a implementação de políticas e estratégias, e exigem responsabilidades aos decisores e prestadores de serviços. 

A DGS reforça a importância de garantir o adequado financiamento das intervenções de base comunitária, e o cumprimento dos direitos das pessoas que vivem com o VIH e das populações mais vulneráveis.  

Sob o mote As Comunidades na Liderança, a DGS, através do PNISTVIH, tal como em anos anteriores, convidou as 11 cidades na via rápida para acabar com a epidemia de VIH a assinalar o Dia Mundial da Sida, através da iluminação de um ou mais edifícios das suas cidades com cor vermelha, na noite de 1 para 2 de dezembro. 

Simbolicamente, ao iluminar os seus edifícios a vermelho, o Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde, assim como os seus parceiros, assinalam as quatro décadas da infeção em Portugal, prestam homenagem às mais de 15 mil vítimas mortais, e reforçam o compromisso de manter as comunidades na linha da frente da resposta à infeção.   

Seis cidades aceitaram o repto, e na noite de 1 para 2 de dezembro irão ser iluminados de vermelho os seguintes edifícios: 

Almada – Talude do Elevador da Boca do Vento 

Amadora – Edifício dos Paços do Concelho e Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos  

Cascais – Edifício os Paços do Concelho 

Odivelas – Edifício dos Paços do Concelho 

Sintra – Castelo dos Mouros 

Vila Nova de Gaia – Arcadas do Mosteiro da Serra do Pilar