VISITAS CULTURAIS PRESENCIAIS MAIO

 

ESTE PROGRAMA PODE SOFRER ALTERAÇÕES POR MOTIVOS IMPREVISTOS
Data Local

4 de maio de 2024

10:00

Museu Arqueológico do Carmo – MAC (Lisboa)

Conheça este magnifico museu que conta com a igreja do Carmo, cuja construção remonta a 1389, impulsionada pelo desejo e devoção religiosa do seu fundador, o Condestável D. Nuno Álvares Pereira. Construída sobre a colina fronteira ao castelo de S. Jorge, pela sua grandeza e monumentalidade, rivalizava com a Sé de Lisboa e com o Convento de S. Francisco da mesma cidade. Desde cedo este espaço religioso foi considerado emblemático da urbe lisboeta e da própria identidade nacional, pelo facto de lhe estar associado o nome de um dos mais famosos heróis portugueses da Idade Média. Ao ter escolhido a igreja do Carmo para sua sepultura, Nuno Álvares Pereira marcou, de forma decisiva, toda a história do monumento gótico.

 

(20 participantes)

4 de maio de 2024

10:30

MuMMa - Museu da Memória de Matosinhos (Matosinhos)

Localizado no Palacete Visconde de Trevões, conheça este espaço de encontro entre o passado e o presente de Matosinhos, desde os primórdios até à atualidade, com uma conceção museográfica marcadamente interativa, com recurso às novas tecnologias. É missão do museu valorizar a memória histórica e patrimonial do território de Matosinhos, cruzando-a com as memórias individuais dos seus habitantes, visando o reforço da identidade e a promoção da cidadania

 

(20 participantes)

11 de maio de 2024

10:30

Reservatório - Museu do Porto (Porto)

Descubra o singular espaço deste antigo reservatório de água, com renovação arquitetónica, que foi transformado numa estação arqueológica onde se intersetam três funções primordiais — é, simultaneamente, um museu, um espaço de trabalho e de mediação e uma reserva viva onde se guardam vestígios arqueológicos. Concebido como um labirinto do tempo, no sentido que não está organizado de modo linear ou teleológico, o espaço do Reservatório estrutura-se em função de dois eixos: o primeiro, na horizontal, é topográfico; o segundo, na vertical, é estratigráfico

 

(20 participantes)

11 de maio de 2024

10:30

Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea - “Visita ao chão das Artes - Jardim Botânico” (Almada)

A Casa da Cerca ou Palácio da Cerca é um palacete histórico situado em Almada. Venha descobrir o Chão das Artes – Jardim Botânico, uma oportunidade para conhecer o seu conceito, a sua coleção de plantas, os usos dessas plantas nas artes plásticas e as dinâmicas cromáticas/sazonais deste jardim.

 

(19 participantes)

11 de maio de 2024

15:30

Exposição “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”, fotografia de Alfredo Cunha na Galeria Municipal de Matosinhos (Matosinhos)

Conheça esta excecional exposição em que “Este é o 25 de Abril do Alfredo Cunha, então com 20 anos e que logo no início da carreira tem inesperadamente o dia mais importante da sua vida de fotógrafo. Uma dádiva e uma maldição. (…) uma obra monumental, histórica e teoricamente impossível. Meio século depois do 25 de Abril consegue reunir o fotógrafo que esteve presente em quase todos os momentos do dia e dos meses que se seguiram”. (Luís Pedro Nunes). Alfredo Cunha pertenceu aos quadros do Jornal O Século e o Século Ilustrado. Foi fotógrafo oficial do presidente da República António Ramalho Eanes (1976 a 1978) e do presidente da República Mário Soares (1985 a 1996). Recebeu diversas distinções e comemorações, entre outras se destacam a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique em 1995, menções honrosas atribuídas no Euro Press Phofo 1994 e no Prémio Fotojornalismo VisãoBES em 2007 e 2008.

 

(25 participantes)

12 de maio de 2024

15:00

Hospital de Sant’Ana (Parede - Cascais)

Conheça os mais de 100 anos de história do edifício deste hospital ortopédico que foi projetado para ser um sanatório de tuberculose óssea. Trata-se de um projeto arquitetónico de excelência, considerado em 1904 um hospital de vanguarda em Portugal, nas vertentes de Arte, Arquitetura, Ciência e Saúde. Possui uma capela neobizantina e neogótica, assim como um jardim de inverno com azulejos de arte nova.

 

(20 participantes)

18 de maio de 2024

10:30

Alfândega Régia - Museu de Construção Naval e Nau Quinhentista (Vila do Conde)

Através desta exposição conheça a Navegação Portuguesa, nomeadamente aquela que tem origem e destino em Vila do Conde; a história da Alfândega Régia e seu funcionamento, oficiais e produtos desalfandegados; a história da Construção Naval, tipos de barcos construídos em Vila do Conde e respetivos processos construtivos. Em pleno século XV, o apogeu do comércio marítimo provoca um crescente movimento nos portos do reino, ao qual o porto de Vila do Conde não é exceção. Assim, neste contexto D. João II, por carta de 27 de fevereiro de 1487, cria a Alfândega Régia de Vila do Conde. O edifício sofreu, ao longo do século XVIII, sucessivas ampliações de modo a colmatar as necessidades ditadas pelo intenso tráfego comercial que então se fazia sentir


(20 participantes)

18 de maio de 2024

10:30

BMAD - Berardo Museu Arte Deco (Lisboa)

Conheça várias obras da Coleção Berardo, que ilustram os movimentos Arts and Crafts, Arte Nova e Arte Deco, tendo sido criados ambientes de época, dando a possibilidade de admirar os estilos num contexto residencial citadino. A musealização contemporânea, colocou em evidência as obras e os seus ilustres criadores, eximiamente representados na Coleção, como Jacques-Émile Ruhlmann, Alfred Porteneuve, Jean-Michel Frank, Jacques Adnet, René Lalique e Jules Leleu. A presença portuguesa faz-se sentir pelo renomado escultor Ernesto Canto da Maya e pelo artista plástico Eloy de Jesus Pereira, juntamente com os desenhos originais de Ruhlmann para a Casa de Serralves e parte do acervo de desenhos de pratas da Antiga Ourivesaria Reis e Filhos, numa homenagem ao Porto


(15 participantes)

18 de maio de 2024

10:30

Solar dos Zagallo (Sobreda, Almada)

Também conhecido por Quinta dos Pianos, conheça o Solar que é uma casa apalaçada de primeiro andar com pátio de entrada, escadaria de acesso aos dois salões nobres (construídos para receber o rei D. João VI). Possui um excelente jardim, onde se destacam a alameda e os bancos forrados a azulejos. O Solar sofreu diversas intervenções nos séculos XVIII, XIX e XX, conservando um vasto espólio em termos de painéis de azulejaria nos corredores, nas capelas e no pátio, abarcando três séculos da história do azulejo em Portugal.


(24 participantes)

18 de maio de 2024

15:00

Núcleo Museológico Luís Serra (Bucelas

Descubra o vasto espólio que foi sendo recolhido, ao longo de três décadas, pelo Rancho de Folclore e Etnografia “Os Ceifeiros da Bemposta”, em que Luís Serra foi um dos elementos fundadores do grupo, a quem dedicou 35 anos da sua vida, trabalhando arduamente na preservação e divulgação do folclore da região saloia. O acervo conta designadamente com trajes, alfaias e transportes agrícolas, ferramentas, loiças, utensílios de cozinha e mobiliário.


(29 participantes)

25 de maio de 2024

10:00

Teatro São Luiz (Lisboa)

Situado em pleno Chiado, zona nobre e central de Lisboa, este é um dos mais emblemáticos teatros da cidade. Conheça a sua história com quase 130 anos, inaugurado a 22 de maio de 1894 como Teatro D. Amélia. Passou por várias remodelações e funcionou também como cinema. Acompanhe esta visita guiada que é realizada por quem lá trabalha, através de um percurso pelas salas e bastidores, para conhecer os cantos à casa, as histórias que ali foram vividas e de quem por lá passou.


(20 participantes)

25 de maio de 2024

15:30

Tertúlia "Ser criança no tempo dos saloios: brinquedos e brincadeiras" - Centro de Interpretação do Espaço Rural de Cascais, Casal Saloio de Outeiro de Polima (São Domingos de Rana)

Participe nesta Tertúlia intergeracional, onde se convida o participante a perceber os usos, costumes e tradições, assim como as diferentes formas de construção dos objetos etnográficos e o reviver das brincadeiras e jogos tradicionais de outros tempos.


(20 participantes)

25 de maio de 2024

15:30

Exposição “A linha que cose o tempo: Edição, editores e design do livro no século XX” - Casa do Design Matosinhos (Matosinhos)

Conheça este trabalho de investigação centrado nas principais editoras ativas no século XX em Portugal, refletindo, através dos livros apresentados, diversas evoluções tecnológicas, económicas, politicas, culturais e estéticas que se revelam ora no conteúdo, ora no design dos livros, evidenciando como através dos livros se conseguem reconstituir retratos do século XX português.


(25 participantes)


INSCRIÇÕES DAS 08H00 DE DIA 16 ÀS 23H59 DE DIA 19 DE ABRIL DE 2024

 

No Espaço do Beneficiário no Portal dos SSAP, de acordo com os seguintes passos:

1.º Espaço do beneficiário;

2.º Autenticação com NIF e senha das Finanças, Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital;

3.º Serviços/produtos;

4.º Atividades Ativos;

5.º Na atividade escolhida (Visitas — Em cada visita) clicar nos 3 pontinhos à direita e escolher “Inscrições”;

6.º Inscrever na atividade e Submeter (assinalar sempre se Individual ou com Agregado/acompanhantes)

 

Confirme sempre no “histórico de relacionamento” se a inscrição ficou registada.

 

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, utilize o endereço de correio eletrónico fsativos@ssap.gov.pt 


Os dados solicitados são tratados de acordo com o RGPD e destinam-se unicamente à instrução do processo de candidatura à atividade.

 

 

NOTAS IMPORTANTES

 

Os SSAP não asseguram transporte para estas atividades, pelo que os participantes devem deslocar-se pelos próprios meios até ao local da visita. 


Todas as visitas são orientadas e gratuitas para os beneficiários sendo limitado o número de participantes. O tempo estimado de duração de cada visita é de 1h00 a 1h30m.

 

Os/as beneficiários/as podem ainda inscrever um/a acompanhante familiar ou amigo/a, não beneficiário/a, por agregado familiar.

 

Quando as visitas importam custos aos SSAP, os/as beneficiários/as suportam a totalidade dos encargos do/a seu/sua acompanhante não beneficiário/a, conforme informação no email de seleção. O valor é pago diretamente à Entidade que realiza a visita.