Histórico de Destaques

DGS integra Joint Action CIRCE no âmbito de boas práticas em saúde na área da prevenção da violência

DGS integra Joint Action CIRCE no âmbito de boas práticas em saúde na área da prevenção da violência

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida (PNPVCV), integra, desde 1 de fevereiro de 2023, a Joint Action CIRCE-JA sobre a transferência das melhores práticas em cuidados de saúde primários, enquanto representante nacional responsável de uma das boas práticas selecionadas: “Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco” e a “Ação de Saúde para Género, Violência e Ciclo de Vida”, do PNPVCV.

A CIRCE-JA - JA transfer of best praCtices In pRimary CarE - é uma ação conjunta, com a duração de 36 meses, que tem como objetivo a transferência e implementação de seis boas práticas selecionadas em cuidados de saúde primários entre os Estados-Membros europeus. O consórcio CIRCE-JA é liderado pelo Serviço Andaluz de Saúde (Espanha), e compreende 49 organizações de 14 Estados-Membros da União Europeia, que representam sistemas e serviços europeus de saúde.

As seis boas práticas da CIRCE-JA pertencem a quatro Estados-Membros (Bélgica, Portugal, Eslovénia e Espanha) e serão transferidas em 45 locais de implementação de doze Estados-Membros com diferenças estruturais, organizativas e institucionais relevantes nos seus sistemas de saúde.

A “Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco” e a “Ação de Saúde para Género, Violência e Ciclo de Vida”, do PNPVCV, coordenado a partir da Direção-Geral da Saúde, será a boa prática portuguesa a replicar no âmbito deste consórcio, onde participarão também outras instituições nacionais na qualidade de entidades beneficiárias: Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Central, Centro Hospitalar Lisboa Central, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e Unidade Local de Saúde de Matosinhos. A Autoridade Nacional competente será representada pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

O processo de replicabilidade será apoiado por uma metodologia baseada em evidência científica, aumentando a capacidade dos Estados-Membros na implementação de modelos de cuidados inovadores e fomentando a transformação do sistema de saúde a este nível de cuidados. Os processos de transferência e implementação decorrerão de partilha de conhecimentos e ações de parceria que incluem um vasto leque de atividades, tais como workshops, visitas de intercâmbio, discussões conjuntas sobre políticas de saúde, aconselhamento especializado, programas de aprendizagem mútua e de interpares. O projeto será alvo de devida monitorização e avaliação, sendo que o conhecimento e informação gerados e partilhados têm em vista recomendações para o seu sucesso para além da duração da Ação Conjunta, garantindo a sua sustentabilidade.

As boas práticas selecionadas no âmbito deste projeto são:

- Associação Integrada de Saúde – Região da Valónia, Bélgica

- TELEA: Telemonitorização Domiciliária em Cuidados de Saúde Primários para doenças crónicas e COVID-19 – Galiza, Espanha

- Plano de Cuidados Integrados para doentes crónicos complexos na Andaluzia (Espanha) – Andaluzia, Espanha

- Projeto Essencial: Agregando valor à prática clínica de atenção primária – Catalunha, Espanha

- 'Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco' & 'Ação de Saúde sobre Género, Violência e Ciclo de Vida' – Portugal

- Centros de Promoção da Saúde (HPC) – Eslovénia

Mais informação está disponível aqui.